Banner Topo
Destaques Turismo

Fundtur reforça compromisso com turismo sustentável em Mato Grosso do Sul

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) participou da 14ª Feira Socioambiental de Bonito e do IV Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, realizados entre os dias 9 e 11 de junho no Centro de Convenções de Bonito. Os eventos reuniram representantes do poder público, pesquisadores, organizações sociais, estudantes e lideranças locais para discutir sustentabilidade, conservação ambiental e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.

Representando a Fundtur, as assessoras de Sustentabilidade e Ação Climática no Turismo, Flávia Neri e Emanueli Ribeiro acompanharam a programação e participaram de atividades voltadas à promoção de um modelo de desenvolvimento alinhado à preservação ambiental e à valorização das comunidades locais.

Durante a Feira Socioambiental, a atenção esteve voltada para iniciativas apoiadas pelo programa Bonito Eco Criativa, que apresentou projetos desenvolvidos na região da Grande Marambaia. Entre eles estiveram ações ligadas ao empreendedorismo comunitário, tecnologia educacional e turismo de observação de aves, demonstrando como inovação e sustentabilidade podem caminhar juntas na geração de oportunidades para a população.

A programação incluiu ainda espaços dedicados à economia criativa, educação ambiental e experiências ligadas ao turismo de natureza, áreas consideradas estratégicas para o fortalecimento do destino turístico de Bonito.

Segundo a assessora Emanueli Ribeiro, a presença dos participantes dos projetos como expositores demonstra o amadurecimento das ações realizadas junto às comunidades. Para ela, a ocupação desses espaços fortalece o protagonismo local e amplia as possibilidades de geração de renda e desenvolvimento social.

A participação de moradores e estudantes também foi ampliada por meio de parcerias com instituições locais, permitindo que integrantes das comunidades apresentassem suas experiências e compartilhassem conhecimentos com o público visitante.

Mudanças climáticas em pauta

Paralelamente à feira, o IV Fórum Estadual de Mudanças Climáticas promoveu debates sobre os impactos do aquecimento global, políticas de adaptação, redução das emissões de gases de efeito estufa e estratégias para um desenvolvimento mais sustentável.

O encontro integra as ações que buscam posicionar Mato Grosso do Sul entre os estados brasileiros mais avançados nas metas de sustentabilidade, incluindo o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nos próximos anos.

Para a assessora de Sustentabilidade e Ação Climática da Fundtur, Flávia Neri, os dois eventos evidenciam a importância da integração entre turismo, preservação ambiental e desenvolvimento regional.

Segundo ela, o turismo tem potencial para contribuir diretamente com soluções relacionadas aos desafios climáticos, ao mesmo tempo em que gera emprego, renda e oportunidades para as comunidades locais.

A participação da Fundtur nos eventos reforça a estratégia do Estado de consolidar Mato Grosso do Sul como referência nacional em turismo sustentável, valorizando seus recursos naturais e promovendo iniciativas que conciliam crescimento econômico, conservação ambiental e inclusão social.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Turismo

Curso gratuito vai formar aquaviários e abrir novas oportunidades para o turismo em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), informa à população que será
Turismo

Orla do Balneário Jupiá será revitalizada com investimento de R$ 1,3 milhão em Três Lagoas

A orla do Balneário Jupiá, em Três Lagoas, está incluída em um novo pacote de investimentos voltado à valorização turística